segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Escritor Luiz Amato


Paulista, casado, pai de duas lindas filhas. Dedica seu tempo à filatelia e a Literatura, essa última uma paixão adquirida ainda muito jovem. Nas horas vagas é guitarrista. Fã de rock pesado.

Seus autores preferidos são: James A. Michener, James Clavel, Sven Hassel, Jack Higgins, Machado de Assis e José Mauro de Vasconcelos, que, de uma forma ou de outra, influenciaram o seu modo de escrever.

Sua obra principal é a Série A Grande Aventura, composta de três volumes:

1 – A Lenda – já lançado
2 – A Jornada – já lançado
3 – A Revelação – em elaboração

É autor dos contos Psicos - Fronteira Final - Deus é mesmo Brasileiro - Louco? Quem? Eu? - Herói Urbano - Felicidade, Um conto de Amor - Amor Somente Amor - O Plantonista entre outros mais

- Quando é que começou a escrever?

Meu primeiro trabalho publicado foi em uma coletânea, nos anos 80.


- Como a literatura entrou em sua vida?

O gosto pela literatura vem desde muito jovem. Começou com a leitura de gibis. Logo passou para os livros. Durante os ensinos ginasial e técnico, divertia-se com as aulas de redação.

- Como é sua rotina para escrever? Tem alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?

Não sigo nenhuma rotina, mesmo tendo preferência para escrever no período da tarde. Porém nada me impede de acordar cedo e ir para o computador escrever.

- De onde vem a inspiração?

A inspiração vem das informações que temos acumuladas em nossa memória. Também do dia a dia. Uma notícia, um fato interessante. Tudo é um bom gancho para o desenvolvimento de uma história.

- Como você cria seus personagens?

Eu diria que os meus personagens, tem uma pequena parte minha. Se não todos, muitos deles. A composição de cada um deles sempre está intimamente ligada à sua participação na trama.

- Quais os caminhos para um escritor se profissionalizar?

Algumas condições são necessárias, como ler e escrever muito. A prática ajuda muito. Ter noção de que não é a venda de exemplares de seu primeiro livro, que vai ditar o seu posicionamento no mercado, mas sim o que a sua imagem como escritor, representa e agrega.

- Para finalizar, deixe um comentário aos leitores.

Prestigie sempre a Literatura Nacional. Ela está em um processo parecido a um vulcão, prestes a entrar em erupção. A quantidade e qualidade de novos talentos é impressionante. Temos escritores e escritoras do mais alto nível em todos os estilos e temáticas.





Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário